sábado, 15 de janeiro de 2011

Cosme Damião - O Homem que Sonhou o Benfica



















Foi no dia 2 de Novembro de 2010, que se celebraram 125 anos sobre o nascimento da maior figura da história do Sport Lisboa e Benfica: Júlio Cosme Damião, um dos fundadores do clube no início do século XX e verdadeiro "pai" do Benfica nos primeiros 25 anos da sua existência.
Foi do ambicioso sonho de Cosme Damião que nasceu o SL Benfica e, mais importante ainda, foi a partir dos seus valores que se moldou o clube à sua imagem, ou seja, um clube do povo, que subiu a pulso, cresceu do nada, vingou, venceu e assumiu-se como uma referência a nível mundial. Valores de humildade, fair-play, desportivismo e, acima de tudo, uma inigualável vontade de vencer, nasceram com Cosme, cresceram com Cosme e solidificaram-se com Cosme ao longo dos anos em que este se manteve à frente dos destinos do clube. Cosme Damião deu alma, deu valores e deu dimensão ao clube. Numa palavra, deu-lhe a Mística que o torna tão especial…
Cosme foi fundador, mentor, jogador, capitão, treinador, dirigente… Cosme foi tudo no Benfica. Mais, Cosme foi o Benfica! Além disso, fora do clube, Cosme foi ainda embaixador de Portugal no Brasil, foi escritor, árbitro, presidente do Casa Pia… Cosme foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores figuras portuguesas da primeira metade do século XX e, definitivamente, o homem mais importante de sempre do futebol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário